Dia
Fatos monárquicos - Junho de 2005
06
D. Luiz de Orleans e Bragança, chefe da Casa Imperial do Brasil, completa nesse dia 67 anos. D. Luiz foi homenageado no Rio de Janeiro com uma Missa na Igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, seguido por almoço no Hotel Glória.
06
Albert II (Saxe-Coburg-Gotha), rei dos Belgas, completa 71 anos.
07
A Noruega celebra nesta data o centenário de sua independência. Até então fazia parte do reino da Suécia. Adotou o regime monárquico constitucional parlamentarista como Forma de Estado e Sistema de Governo. O Parlamento elegeu como soberano o príncipe Carl da Dinamarca que assumiu o Trono no dia 18 de novembro de 2005, sob o nome de Haakon VII. O atual rei, Harald V, que sucedeu seu pai Olav V em 1991, é neto de Haakon VII.
08
D. Eudes de Orleans e Bragança, irmão de D. Luiz e oficial de reserva da Marinha Brasileira, completa 66 anos.
09
Bhumibol Adulyade, Rama IX, rei da Tailândia, comemora 56 anos de sua ascensão em 1949 aos 19 anos após a morte de seu irmão, o Rama VIII. Rama IX é o mais antigo monarca em atividade.
10
Príncipe Georg Friedrich Hohenzollern, chefe da Casa Imperial da Alemanha, completa 29 anos.
20
Os 500 melhores estudantes das escolas secundárias de toda a República da Sérvia-Montenegro que terminaram o segundo grau, com os seus professores, foram recebidos para uma recepção e homenageados pelos Príncipes Herdeiros Alexandre II, e sua esposa Katherine, no Palácio Real Branco na capital Belgrado. Em sua saudação aos presentes, que também incluíram os pais dos alunos e Ministros de Estado e outras autoridades, o Príncipe Herdeiro disse: "Vocês estão no caminho de serem a elite intelectual de nosso povo e do País. O futuro depende de vocês. Sua geração representa o que há de melhor na Sérvia: o conhecimento, inteligência, trabalho e talento. É por isso que olhamos para vocês com esperança e fé e minha esposa e eu estamos honrados em poder ajudá-los em continuar o que vocês iniciaram com sucesso". Concluindo, o Príncipe Herdeiro acrescentou: "Estamos muito felizes em poder recepcionar, também, seus pais e professores e poder agradecê-los por terem criado e educado um grupo tão maravilhoso de jovens".
22
Alan Reid, superintendente do Tesouro Real do Reino Unido divulgou nota informando que o custo para os contribuintes para manter a rainha Elizabeth II e a estrutura inerente às atividades da Família Real, relacionados com a chefia de Estado e outros atos oficiais foi, para o ano fiscal que terminou em 31 de março, de US$ 67,1 milhões, ou o equivalente de US$ 1,12 per capita, por ano. A cifra representa uma redução de 2,3% sobre igual período do ano anterior.
23
Especula-se que o príncipe William, do Reino Unido, primogênito e sucessor de Charles, Príncipe de Galles, que se formou há dias em História e Arte Moderna, irá fazer um estágio na City de Londres, sobre finanças e comércio internacional.
25
Em sua primeira visita a um campo de batalha da Segunda Guerra Mundial fora do Japão, o Imperador Akihito, acompanhado pela Imperatriz Michiko, visitou a ilha de Saipan, nas Ilhas Marianas, hoje território dos Estados Unidos da América. Saipan foi palco de uma das mais sangrentas batalhas no final da Guerra (junho 1944), matando 43 mil soldados japoneses, 12 mil civis e 3.500 soldados norte-americanos. Muitos dos militares japoneses e civis encontraram a morte na famosa marcha suicida, durante a qual saltaram da encosta que ficou conhecida como a colina Banzai, junto ao Oceano Pacífico. A homenagem aos mortos foi prestada pelo casal imperial no mausoléu erguido na própria colina Banzai. A batalha de Saipan é considerado o Dia-D do Pacífico.
25
O ex-Tsar Simeon II, que há quatro anos governou seu antigo reino da Bulgária na qualidade de Primeiro-ministro perdeu as eleições gerais para o Parlamento. O Partido Socialista (ex-comunista) obteve 31% dos votos, seguido pelo Movimento Nacional Tsar Simeon II, partido do Tsar, com 20% dos votos.Ficou em terceiro lugar, com 12,7%, o partido mulçumano Movimento para os Direitos e Liberdade. Sergey Stanishev, o futuro Primeiro-ministro e líder do Partido Socialista anunciou que vai propor uma coligação com o ex-Tsar.